O Grêmio Futebol 7 deseja, por meio desta comunicação oficial, esclarecer e repudiar as inverdades difundidas pela Futebol 7 Brasil em relação ao seu desligamento.
Em primeiro lugar, informamos que o Grêmio Futebol 7 não foi excluído da Futebol 7 Brasil. A saída foi uma decisão tomada após situações ocorridas que tornaram incompatíveis os interesses dos envolvidos, conforme será explicado a seguir.
A Copa Gramado é uma competição organizada pelo Grêmio Futebol 7 em parceria com a Prefeitura de Gramado, através da sua secretaria de Esportes. A Futebol 7 Brasil foi convidada para participar do evento esportivo com a possibilidade de trazer times para a competição, logo, não possuía qualquer influência sobre a administração do evento.
Dessa maneira, a informação divulgada no site Futebol 7 Brasil de que a Copa Gramado de Futebol 7 havia sido cancelada é FALSA, uma vez que, como dito era apenas convidada do evento e não um dos organizadores. Portanto, o evento está confirmado para os dias 1º e 2 de abril na cidade de Gramado, com a confirmação dos times prevista para a segunda-feira (27).
Importante destacar que, além de outras situações ocorridas no passado que se somarão com as questões atuais que motivaram a saída do Grêmio Futebol 7, está o fato de que, após confirmar a sua participação na Copa Gramado, a F7B quis ter influência sobre os patrocínios do evento.
Ao ser convidada para participar da Copa Gramado, a F7B sabia que o evento estava com a cota de Patrocínio Master aberta para negociação, tanto que foi oferecida para o atual patrocinador da F7B, que não quis adquiri-la. Com isso, o Grêmio Futebol 7 vendeu a cota para outra empresa interessada, vindo a F7B exigir que ela não fosse exibida no evento, o que seria totalmente inaceitável, uma vez que o seu patrocinador teve a oportunidade de adquiri-la e não quis.
Diante da situação sem solução que se originou pela tentativa da F7B de influenciar na organização de um evento no qual era convidada, sendo impossível aceitar a exigência de que o Patrocinador Master não fosse exibido nas camisas, no campo e nas redes sociais, o Grêmio Futebol 7 tomou a decisão de sair da liga da F7B.
A empresa Futebol 7 Brasil também difundiu, dentre outras inverdades, a FALSA informação de que o Grêmio Futebol 7 havia solicitado a inclusão de influenciadores em cada equipe participante da competição em Gramado/RS. O Grêmio Futebol 7 esclarece que em nenhum momento fez tal solicitação à F7B.
Cumpre destacar que o projeto Grêmio Futebol 7 conta com duas frentes de negócio:
Grêmio Futebol 7 Profissional – Atletas renomados dentro da modalidade, com reconhecimento e valorização dentro do esporte, para disputa de campeonatos a fim de valorizar o Futebol 7 Brasileiro. Nosso elenco está montado e em pré-temporada na cidade de Gramado/RS para a disputa dos jogos dentro dessa modalidade.
Grêmio Futebol 7 Show – Evento criado para proporcionar ao torcedor o encontro com grandes nomes do Futebol Nacional. Esse evento é um projeto itinerante que viajará pelo Brasil levando nomes como Romário, Falcão e Luva de Pedreiro. Esse tipo de evento visa a expansão da marca e busca entregar ao torcedor mais uma possibilidade de encontrar seus ídolos por meio do futebol.
A Futebol 7 Brasil não é, e nunca foi, uma Federação Oficial, mas sim uma Sociedade Empresária Limitada, que criou uma liga dentro da modalidade de Futebol 7 para a promoção de eventos esportivos.
Ao longo dos anos, diversas equipes, incluindo o Grêmio Futebol 7, sabem dos diversos abusos cometidos contra as equipes e da falta de apoio financeiro pela “Liga”, que cobra taxa de inscrição e taxa de jogo dos times, entre outras práticas consideradas absurdas.
No final de 2021, o Grêmio Futebol 7 decidiu não participar mais dos eventos promovidos pela F7B, pois constantemente precisava arcar com custos que não eram de sua responsabilidade, como a compra de troféus, medalhas, pagamento para transmissão dos jogos, luz, som, etc., pois, caso contrário, não haveria viabilidade para a realização dos eventos.
Portanto, novamente a informação posta na nota da F7B de que o Grêmio Futebol 7 ficou suspenso por um ano é FALSA, pois além de não ter havido a renovação do licenciamento para uso da marca junto ao Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, era inviável prosseguir com o projeto apenas com aportes financeiros próprios do Diretor Fernando Matos, como ocorreu ao longo de todo o ano de 2021.
O Grêmio Futebol 7 está empenhado em caminhar para a profissionalização do esporte e, junto a outros grandes times do Brasil, em breve anunciará a criação de uma nova liga.